Escolha uma Página

Nascido em Buenos Aires e formado na Faculdad Don Bosco de Enologia, em Mendoza, Adolfo Lona chega em 1974 em Garibaldi, na Serra Gaúcha, para assumir a diretoria técnica de uma das maiores vinícolas do mundo, que acabara de se instalar no Brasil.

Com mais de 30 anos de experiência, Lona decide montar sua própria vinícola, que rapidamente se tornou uma referência no mercado nacional.

Além de produzir seus premiados vinhos e espumantes, Adolfo também é um conceituado escritor, assinando o blog “Vinhos sem frescura”.

Lembrando que a Zahil Rio é a distribuidora oficial da Vinícola Adolfo Lona em todo Rio de Janeiro e que é possível encontrar todos seus produtos em nosso site.

Por Adolfo Lona:

“Dificilmente cada brasileiro chegará a consumir num futuro próximo, o que os franceses consomem de espumantes a cada ano, quase 4 litros, mas tudo leva a crer que o futuro reserva um lugar especial a esta bebida tão versátil e sofisticada.

Na França, 65,4 milhões de pessoas, consomem 240 milhões de litros, no Brasil, 204 milhões consomem somente 24,5 milhões de litros.

Pode parecer pouco, mas o que importa é a evolução.
Em 2007, a população brasileira era de 184 milhões e o consumo de 11,8 o que representava 64 mililitros por pessoa, ou metade de uma taça.

Este consumo, pelos números apresentados acima, cresceu 84% passando para 120 mililitros, enquanto a população aumentou somente 10%.

Tenho certeza que esta evolução veio para ficar e a atribuo a alguns fatores como:

O brasileiro se identifica com o espumante: 

O brasileiro é alegre, festeiro, e nenhuma outra bebida é tão associada a esses momentos. Independentemente de classe social, as pessoas lembram de reuniões alegres, festivas, familiares, com amigos ao ouvir o estouro de uma rolha. Os rostos mudam, o sorriso aparece naturalmente, tudo muda com a sua chegada.

A mulher é destaque:

Ter a mulher como aliada, sem sombra de dúvida, é o principal fator de consolidação do consumo de espumante como hábito saudável para o corpo e a alma.

Enquanto a cerveja parece estar associada a reuniões de homens, o espumante é o centro das atenções quando um grupo, pequeno ou grande de mulheres se encontra.
Elas consomem com a maior naturalidade, parecem ter descoberto que a festa é o espumante.

Além de consumir frequentemente, as mulheres desempenham um papel fundamental no crescimento do consumo ao mudar os hábitos de seus companheiros.

Qualidade dos produtos:

Uma das variáveis importantes no frescor e leveza dos espumantes é o grau de maturação das uvas. Acidez e baixa graduação alcoólica são fundamentais e nesse aspecto a Serra gaúcha reúne naturalmente esta condição.

As uvas por conta do frio e das chuvas, tem dificuldade em maturar. Isto, que desafia tanto a produção de vinhos tintos e  favorece a de vinhos para base de espumantes.

Diferentemente da Argentina e Chile, que maturam em excesso as uvas, na Serra isto ocorre naturalmente e por isso os espumantes são mais frescos, marcantes e convidativos.

Maior acessibilidade:

Num verdadeiro circulo virtuoso, o aumento de interesse por parte do consumidor brasileiro, provocou e provoca um acréscimo na oferta.

Lojas, supermercados e restaurantes, que antes ofereceriam um número muito limitado de marcas e tipos, agora destinam espaços destacados para os espumantes.

Maior oferta:

Hoje e possível consumir bons espumantes em diferentes faixas de preço, desde o mais simples ao mais sofisticado.

O aumento de oferta fez com que o consumo de espumantes deixasse de ser restrito às camadas mais favorecidas da população. Este é um fator muito importante já que alarga o horizonte do consumo e populariza a bebida.

Confiança no produto nacional:

Este é um fator de vital importância. A cada 10 garrafas de espumantes consumidas no Brasil, 8 são de produto nacional.
Isto demonstra quanto a qualidade e o preço dos espumantes brasileiros, atendem a expectativa e necessidade do apreciador desta magnifica bebida.

Por tudo isto, um brinde ao espumantes brasileiro, um brinde aos brasileiros que prestigiam produto e produtores com sua preferencia e finalmente um brinde especial para elas!!!”