Escolha uma Página

Você é daquelas pessoas que acha que o vinho é uma bebida para ser apreciada apenas no inverno? É só a temperatura cair que você logo se imagina bebendo aquela taça de tinto em frente a uma lareira quentinha, não é mesmo? Mas você sabia que também existem excelentes vinhos para o verão, e que, ao contrário do que a maioria pensa, eles podem ser ótimas alternativas para se refrescar?

Com a chegada da estação mais quente do ano, os dias de calor pedem bebidas leves. Contudo, se você ama um bom vinho saiba que você não precisa guardá-lo para tomar apenas nos dias frios.

Na verdade, o segredo para o consumo no verão está em coisas simples como a temperatura que a bebida será servida, sua coloração, teor alcoólico, idade etc.

Assim, para quem gosta de um bom vinho daremos algumas dicas para você apreciar a bebida nesses dias de temperaturas mais altas.

Confira, então quais são os 4 melhores tipos para se refrescar na estação!

Qual é o melhor vinho para o verão?

 

De modo geral, os melhores vinhos para o verão são espumantes, brancos e rosés. Além disso, os tintos de corpo leve a médio e frutados também são ótimas alternativas desde que você os sirva frescos.

Além disso, outra característica dos vinhos refrescantes são suas castas. Assim, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Riesling são as melhores castas para se consumir no verão. Isso porque elas dão origem a vinhos com menor teor alcoólico, sendo mais secos e leves.

Veremos então um pouco sobre cada um deles.

 

Amigos no verão

1. Espumantes

 

E vamos começar com os espumantes, que combinam com festas, momentos de beira de piscina, praia, jantares na varanda de casa, além de happy hours com os amigos. Contudo, é importante lembrar que, o nome champagne é exclusivo para os vinhos espumantes que tem origem naquela região da França. Isso está garantido por um acordo internacional.

Apesar de o Champagne ser muito saboroso e sofisticado, costumam ser mais caros que espumantes da mesma qualidade. Uma ótima alternativa são os espumantes produzidos aqui no Brasil, que para ser honesto, não perdem em nada para a bebida francesa.

Os espumantes brasileiros, produzidos na Serra Gaúcha já são apreciados internacionalmente, obtendo boas pontuações mundo afora. Desse modo, para termos noção da qualidade das nossas borbulhas, podemos destacar a seguinte frase  “ vocês não precisam de champanhe, vocês já têm seu próprio espumante!”

A frase é do inglês Steven Spurrier (que nos deixou em março de 2021). Steven era um dos maiores especialistas em vinhos e champagne do mundo.

Como dica de espumantes, recomendamos um branco e um rosé do belíssimo produtor Adolfo Lona. Devemos muito a Lona, um argentino no Brasil há quase 50 anos, pela sua enorme contribuição à renovação da viticultura brasileira. Adolfo é considerado um dos melhores enólogos em atividade de nosso país e seus espumantes são super premiados.

 

Taças de espumante

Então vamos nos refrescar com:

Adolfo Lona Brut Branco

 

Elaborado pelo método Charmat com as castas Chardonnay e Pinot Noir é um espumante jovem, frutado e com uma perlage fina e persistente. Em boca é bem refrescante e saboroso.

Combina com todos os momentos como entradas, aperitivos e pratos quentes à base de peixes e carnes brancas.

Espumante Adolfo Lona Brut Branco

 

Adolfo Lona Brut Rosé

 

Considerado um dos melhores espumantes rosés do Brasil, também é elaborado pelo método Charmat com as castas Pinot Noir e Chardonnay.

Tem uma cor salmão muito bonita além de uma perlage fina e persistente. Seu aroma é de frutas vermelhas como framboesa e morangos frescos. Em boca tem uma agradável cremosidade e uma acidez bem refrescante.

Por isso, este delicioso rosé é ótimo para acompanhar aperitivos, canapés e pratos com frutos-do-mar como paella, salmão….

Espumante Adolfo Lona Brut Rosé

2. Branco: um dos melhores vinhos para o verão

 

Uma dica de vinho branco são aqueles elaborados com a casta Sauvignon Blanc, de origem francesa da região de Bordeaux. Esta variedade de castas origina vinhos leves, frescos e frutados. Os elaborados com Chardonnay que originam os vinhos frutados, harmônicos e refrescantes, também são uma boa opção.

 

 

Taça de vinho branco

Momentos Réserve Sauvignon Blanc

 

Este delicioso vinho é produzido pela Viña Los Boldos no Vale Cachapoal-Chile. Possui aromas de pêssego, de fruta branca como maçã verde, e de fruta cítrica como limão-siciliano. Além disso, ele possui um discreto e agradável toque herbáceo, características da Sauvignon Blanc, casta branca produzida no país, que vem se destacando na produção de excelentes vinhos brancos no Chile.

O vinho tem corpo leve e uma acidez refrescante.

Assim, graças a essas características, o Momentos Réserve Sauvignon Blanc é otimo para acompanhar um bate-papo com os amigos, saladas e comidas asiáticas.

Vinho momentos sauvignon blanc

Vinhos brancos de verão

3. Rosés

 

Os vinhos rosés são uma boa companhia para o verão, são fáceis de apreciar, jovens, frescos e com uma acidez notável. Esses vinhos são elaborados com uvas tintas e o mosto permanece poucas horas em contato com as cascas para que o vinho possa adquirir a cor desejada pelo enólogo. Em seguida, segue a vinificação como o dos brancos.

 

Taças de vinho rosé

Calabuig Rosé

 

É um rosé espanhol elaborado na região de Valência, pela Bodegas Arráez, produzido com a casta Monastrell, também conhecida como Mourvèdre no sul da França.

O vinho tem aromas de intensidade média com frutas vermelhas e um toque floral. Em boca tem corpo leve, acidez fresca e um final com fruta vermelha saborosa.

Ótimo para acompanhar aperitivos, pratos com frutos-do-mar e a tradicional paella valenciana.

Vinho Calabuig Rosé Monastrell

4. Vinhos para o verão: Tinto

 

Se você acha que só pode apreciar o tinto no inverno, saiba que ele pode ser um excelente vinho para o verão. Contudo, para ser refrescante nos dias mais quentes algumas dicas são fundamentais.

Em primeiro lugar, opte por vinhos mais leves e frescos e que tenham pouco tanino. Além disso, prefira aqueles sem passagem por barricas de carvalho e sirva-os em temperaturas mais frescas, que variam entre 13 e  15 graus Celsius.

Por fim, os vinhos mais jovens, que tenham entre 2 e 4 anos, também são perfeitos para beber no verão.

 

Taça de vinho tinto

Portillo Pinot Noir

 

Elaborado pela Bodegas Salentein em Mendoza (Vale de Uco)-Argentina esse ótimo Pinot Noir é fresco, delicado e saboroso. Sua intensidade e vivacidade deve-se à alta altitude dos vinhedos da Salentein.

Além disso, o tanino é bem menos marcado porque a Pinot Noir, tem consideravelmente menos sementes e suas cascas são bem mais finas, o que também conta para que a cor seja mais clara e o corpo normalmente moderado.

Tem aroma de frutas vermelhas (cereja, morango), notas de frutas negras (cereja e mirtillos) e flores (violeta). Em boca tem corpo médio-leve, acidez fresca, álcool bem integrado e fruta viva.

Ótimo para petiscar e com refeições leves à base de aves. Experimente com coraçõezinhos de frango ao pé da churrasqueira!

 

Vinho Portillo Pinot Noir

 

Vinhos tintos de verão

Vinhos para o verão: conclusão

Como vimos não só é possível apreciar um delicioso vinho no verão como também é fortemente recomendado. Seja em um happy hour, um jantar à luz de velas ou na beira da piscina aproveite um bom rosé, ou então aquele vinho branco refrescante.

Já os espumantes são a cara do verão e perfeitos para tomar em festas e comemorações. Mas se você é fã do tinto, não precisa esperar as temperaturas caírem para tomá-lo. Afinal, os tintos jovens e servidos entre 13 e 15 graus são tão refrescantes quanto uma cerveja gelada.

Aproveite e leia o artigo O Rio e o Vinho e descubra a relação única entre a cidade maravilhosa e a bebida!

 

  • Texto escrito por Raimundo Pires e revisado por Karina Faria !