Escolha uma Página

A parceria entre 4 símbolos gastronômicos: Claude Troisgros, Adolfo Lona, Don Abel & Zahil Rio

Já experimentou os Vinhos e Espumantes CT?

Depois de muitos anos de sucesso nos restaurantes do Chef Claude Troisgros, agora você também pode aproveitá-los em casa através da loja virtual da Zahil Rio!

Se você tem interesse pela história dessa linha criada exclusivamente por um dos grandes ícones da gastronomia no Brasil, este artigo contará um pouco mais sobre as pessoas e produtores que estão por trás dos Vinhos e Espumantes CT. 

Não são todos os estrangeiros que conseguem conquistar os corações do povo brasileiro como o Claude Troisgros. Filho do famoso chef Pierre Troisgros, que com seu irmão Jean integrou um grupo de chefs franceses pioneiros da nouvelle cuisine nos anos 1970, Claude chegou no Brasil em 1979 e rapidamente se tornou um dos grandes nomes da gastronomia brasileira. 

Zahil Rio e Claude Troisgros

O vínculo entre a Zahil Rio e Claude Troisgros é uma história que remonta há mais de vinte anos. Antonio Campos, sócio-diretor da Zahil Rio, conheceu o Claude no seu restaurante Olympe, o primeiro que marcou o grande reconhecimento internacional.

A paixão pela culinária e vinhos de qualidade, foi tema de muitas conversas entre os dois enquanto Claude procurava a melhor seleção de vinhos para harmonizar com os sabores dos seus pratos marravilhosos. A partir daí, a Zahil Rio e o Chef Claude realizaram inúmeras parcerias e eventos, como a realização de duas edições do estrelado  Zahil Saber Viver, que uniu os melhores chefs da cena gastronômica carioca para produzir jantares memoráveis com uma harmonização de pratos e vinhos de primeira qualidade. 

Entre tantos anos e parcerias, Antonio e Claude desenvolveram um relacionamento de confiança, respeito e amizade. Antonio, português de poucas palavras, é amante de todas as receitas e propostas do Claude e o chama como uma das grandes inspirações na sua vida. Claude, uma estrela que sempre manteve os pés no chão, na busca de combinações gastronômicas inigualáveis, continua a confiar no Antonio para harmonizar os pratos dele com grandes vinhos.

Antonio Campos, Clarice Sette & Claude Troisgros

Adolfo Lona Espumantes e Vinhos

Uma pequena produtora de espumantes artesanais.

Quando Adolfo Lona iniciou a produção de seus espumantes em Garibaldi, o fez numa adega especialmente preparada para elaborar pequenas quantidades, de forma artesanal, sem equipamentos sofisticados. 

Sua experiência de mais de trinta anos como diretor técnico de uma grande vinícola, foi decisiva para esta postura: somente pequenos volumes de produção permitem garantir o nível de qualidade que o consumidor espera da marca Adolfo Lona.

A necessidade de proporcionar as melhores condições para os longos prazos de maturação dos espumantes, elaborados pelo método tradicional, exigiram investimentos em salas totalmente abrigadas da luz externa e acondicionadas a temperaturas constantes e baixas. O tempo é o melhor aliado da qualidade superior, por isso o ciclo de produção dos espumantes Adolfo Lona são superiores aos habituais: cento e oitenta dias para o método charmat e dezoito meses para o método tradicional.

De referir, a última prova de vinhos brasileiros, realizada em 30 de outubro de 2020, os Espumantes Adolfo Lona entre 1300 amostras de vinhos diferentes, saíram como os grandes campeões na classificação de Brut Branco Champenoise, Espumante Brut Branco CharmatEspumante Nature Branco Champenoise, Espumante Nature Rosé (Champenoise e Charmat). A conferir nos sites de notícia especializados:

Os Espumantes CT feitos por Adolfo Lona

Quando o Chef Claude Troisgros manifestou interesse em realizar uma parceria com Adolfo Lona na produção de espumantes sob sua marca, iniciou-se um processo de estudo de produtos que, seguindo o estilo e filosofia de Adolfo, atendessem as exigências e expectativas de Claude.

Participaram desta fase o chef Claude, Adolfo Lona e o sommelier Alexsander de Oliveira, responsável na época pelas Cartas de Vinhos do grupo CT.

Neste estudo foram selecionados três espumantes, o Brut Rosé e Brut Branco, elaborados pelo método Charmat e o Nature Pas Dosé pelo método Tradicional (champenoise).

Os vinhos base, elaborados a partir de três variedades de uva muito conhecidas e bem adaptadas às condições de clima e solo da Serra Gaúcha: Chardonnay, Pinot Noir e Merlot são maturados durante dois anos em tanques de aço inoxidável conservados sob atmosfera de gás inerte. Neste período o vinho ganha cremosidade e harmonia entre acidez e álcool que permite aos espumantes resultantes destacar sua amabilidade e delicadeza.

FICHAS TECNICAS ESPUMANTES CT

 

CT CUVÉE ROSÉ

O Espumante CT Cuvée Rosé é produzido pelo método charmat a partir de um assemblage do vinho Pinot Noir em rosado e Chardonnay com predominância do primeiro. A quantidade de açúcar é a base da categoria Brut, de 8 gramas por litro. O ciclo de produção é de 180 dias durante os quais o produto ganha cor rosada “casca de cebola”, aromas frutados intensos e um sabor longo e convidativo.

Excelente para acompanhar todo tipo de prato, desde peixes a carnes vermelhas grelhadas.

Uvas : Pinot Noir / Chardonnay

Teor Alc : 12%

 

CT CUVÉE BRANCO

O Espumante CT Cuvée Branco feito pelo mesmo método e seguindo as mesmas condições do Cuvée Rosé, resulta de um assemblage dos vinhos Pinot Noir vinificado em branco e Chardonnay com forte predominância da uva branca. O objetivo era oferecer um espumante leve, ligeiro, fresco e amável apropriado para todas as horas, aperitivos, entradas e pratos leves.

A quantidade de açúcares e duração mínima do ciclo de produção são idênticos ao Cuvée Rosé.

É um espumante de cor dourada pálida com alguns reflexos amarelos, brilhante, de aromas frescos, frutados e agradáveis e um sabor intenso e longo de frutas frescas e mel.

Uvas : Pinot Noir / Chardonnay

Teor Alc : 12%

 

Vinícola Don Abel

A Vinícola Don Abel é uma vinícola boutique, ou seja, limita sua produção anual a poucas garrafas com vinhos complexos e de altíssima qualidade. O nome “Don Abel” é uma homenagem ao avô de um dos fundadores da Vinícola, Abel de Bastiani, neto de imigrantes italianos, que fazia do vinho sua bebida de todos os dias.

A história da Vinícola começa em 1999, quando o terreno para os vinhedos próprios, localizado em David Canabarro, começou a ser preparado para o plantio e as primeiras remessas de mudas dos varietais Cabernet Sauvignon e Merlot foram importadas da França. Durante os primeiros quatro anos, a dedicação voltou-se fundamentalmente para o cultivo e produção de uvas finas em terreno totalmente apropriado para este fim. Mas em meados de 2003 e início de 2004, a segunda etapa do projeto começou a ser construída. Neste período, o prédio da Vinícola, localizada em Casca, começou a ganhar forma e os primeiros vinhos começaram a ser elaborados.

 

A Vinícola Don Abel, Serra Gaúcha

A Vinícola Don Abel, Serra Gaúcha

Após a inauguração, realizada efetivamente em agosto de 2005, os vinhos começaram a ganhar destaque Brasil afora e, com isso, vieram também o prestígio da mídia e do mercado. Este rápido reconhecimento se deu por meio de prêmios e medalhas de ouro em importantes concursos nacionais e internacionais (como o Wines of Brasil Awards e o Concurso Mundial de Bruxelas), além da visibilidade em revistas e sites do meio.

Logo após a inauguração, em 2005, a Vinícola Don Abel colocou a cidade de Casca, na Serra Gaúcha, no eixo da Rota Uva e Vinho. Desde então, esta vinícola boutique vem se destacando no meio da vitivinicultura pela excelência em seus produtos.

Os vinhedos, localizados a cerca de 800m de altitude, são privilegiados pelas ótimas condições de plantio, solo e clima, o que torna a região propícia para o cultivo de uvas finas. A alta tecnologia aliada ao processo artesanal é a combinação perfeita para a produção vitivinífera. 

O resultado são vinhos únicos, surpreendentes e de qualidade inigualável, premiados nacional e internacionalmente.

Aos poucos crescendo e ganhando espaço no cenário nacional, a Vinícola Don Abel investe constantemente em melhorias e se aprimora cada dia mais, a fim de continuar levando produtos diferenciados e novas experiências ao seu consumidor.

Os Vinhos CT feitos por Don Abel

A linha de Espumantes CT, nascida em 2008 em parceria com Adolfo Lona, fez um sucesso tão grande que tanto Claude como a Zahil Rio passaram a buscar um produtor para a elaboração de uma linha própria de vinhos. 

É importante mencionar que os espumantes CT estão presentes nas cartas dos restaurantes do Chef Claude Troisgros até hoje, e rapidamente se tornaram um dos “queridinhos” de seus clientes, principalmente quando harmonizados com as variadas entradas, como o delicioso Ovo&Caviar.

Mas Claude ainda precisava de uma linha que contemplasse vinho tinto e vinho branco para conversar com alguns de seus principais pratos, e assim, consultou a Zahil Rio em busca do Enólogo ideal.

Após uma extensa pesquisa dos produtores nacionais dos vinhos de melhor qualidade, a Zahil Rio sugeriu uma parceria com a vinícola boutique Don Abel. Liderada por Sergio de Bastiani, a Don Abel logo apresentou um projeto de dois vinhos que pudessem harmonizar perfeitamente com as ideias do Claude. A afinidade de filosofias foi tanta que o projeto logo ganhou vida e em 2011 foi lançada a primeira safra dos CT Merlot e CT Chardonnay. 

A uva Chardonnay é conhecida dos consumidores como a rainha das uvas brancas. Sua origem é a Borgonha e seus vinhos ganharam o mundo com seu estilo macio e fácil de beber. Quanto à escolha da uva Merlot, é justificada por elaborar um vinho tipicamente com frutas vermelhas em ênfase,  além de ser conhecido por ser um vinho relativamente macio e que combina com vários pratos principais.

FICHAS TECNICAS VINHOS CT

CT MERLOT RESERVA

Produzido na Serra Gaúcha, o CT Merlot é um vinho de visual límpido e cor vermelho rubi, com aroma de frutas vermelhas maduras e notas de ameixa e tostado. 

Vinho de médio corpo, apresenta um paladar macio com taninos bem maduros e aveludados.

Este conjunto de características torna o CT Merlot ideal para harmonizar com queijos maduros, carnes vermelhas ao molho ou com pouca quantidade de gordura e pizzas a base de queijo e carne vermelha.

Uvas : Merlot

Teor Alc : 13%

 

CT CHARDONNAY

Produzido na Serra Gaúcha, este vinho de visual brilhante e cor amarelo palha, apresenta como suas principais características a fineza e frescor único da uva Chardonnay. De aroma frutado, salientando pêssego e pêra e notas chocolate branco, é um vinho de estrutura leve e ideal para pescados, frutos do mar, massas ao molho branco e risotos.

O CT Chardonnay não estagia em madeira para manter viva as melhores características da variedade, originando em um vinho de paladar leve e frescor intenso com retrogosto persistente.

Uvas: Chardonnay

Teor Alc: 13%